🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Gremio

Principal

Motivo: A notícia trata exclusivamente do processo eleitoral do Grêmio, sem favoritismo explícito para nenhum dos candidatos, mas foca no clube como instituição.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Odorico Roman

Principal

Motivo: A chapa de Odorico Roman obteve o maior número de votos no primeiro turno e é apresentada com uma leve vantagem na cobertura textual e na representação numérica.

Viés da Menção (Score: 0.7)

Motivo: Paulo Caleffi também avançou ao segundo turno, recebendo uma parcela significativa de votos, mas com uma cobertura menos proeminente que Odorico Roman.

Viés da Menção (Score: 0.3)

Palavras-Chave

Entidades Principais

gremio conselho deliberativo odorico roman paulo caleffi jorge eduardo bastos comissao para assuntos eleitorais

Conteúdo Original

Eleições para presidência do Grêmio começam nesta quinta Odorico Roman e Paulo Caleffi disputarão o segundo turno da eleição à presidência do Grêmio para o próximo triênio, de 2026 a 2028. Os dois candidatos ultrapassaram os 20% dos votos necessários na eleição do primeiro turno, dentro do Conselho Deliberativo, realizada na noite desta quinta-feira, e agora irão disputar o voto dos associados. + Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp! O pleito para eleger o próximo presidente do Grêmio e demais integrantes do Conselho de Administração ocorrerá no dia 8 de novembro . A votação será realizada das 10h às 17h, de forma on-line ou presencialmente na Arena. Estão aptos a votar os sócios maiores de 16 anos e pertencentes ao quadro social há mais de dois anos e em situação regular nos últimos 12 meses. Dos 351 votos possíveis, 313 conselheiros exerceram o direito ao voto. A Chapa 2, encabeçada por Odorico Roman, recebeu 188 votos (60%) . A Chapa 1, de Paulo Caleffi, recebeu 100 votos (31,9%) . Última a ingressar na corrida eleitoral, a Chapa 3, do candidato a presidente Jorge Eduardo Bastos, obteve 23 votos (7,3%) e não ultrapassou a cláusula de barreira para avançar à eleição com os associados. Houve dois votos em branco. 1 de 1 Eleição presidencial do Grêmio — Foto: Lucas Uebel - Grêmio FBPA Eleição presidencial do Grêmio — Foto: Lucas Uebel - Grêmio FBPA O primeiro turno da eleição foi precedido por uma disputa jurídica nos bastidores, com um pedido de impugnação de uma das candidaturas . Na véspera do pleito, a chapa de Odorico contestou o registro da chapa de Caleffi sob alegação de que um dos candidatos a vice-presidente não atende aos requisitos previstos no Regimento Eleitoral do clube. A Comissão para Assuntos Eleitorais (CAE) do Conselho concedeu prazo de 48 horas para manifestação da Chapa 1. Depois disso, a CAE terá mais dois dias para decidir sobre o mérito da impugnação e todos os efeitos que dela decorram. Confira o resultado do 1º turno: CHAPA 1 - JUNTOS PELAS TRÊS CORES - 100 votos (31,9%) Presidente: Paulo Caleffi Vice-presidentes: Antônio Vicente Nunes, Luigi Gerace, Pedro Dalmagro, Ricardo Sessegolo, Richard Gurski e Roger Fischer. CHAPA 2 - ODORICO COM APOIO DE CELSO RIGO - 188 votos (60%) Presidente: Odorico Roman Vice-presidentes: Antonio Dutra Junior, Carlos Dressler, Eduardo Schumacher, Fábio Rigo, Juliano Franczak e Paulo Grings. CHAPA 3 – GRÊMIO DE NOVO - 23 votos (7,3%) Presidente: Jorge Eduardo Bastos Vice-presidentes: Donato Hubner, Gabriel Mello, Flavio Vasconcellos, Luiz Jacomini, Maurício Pereira e Rodrigo Karan. 🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧 + Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV 50 vídeos