🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Brasil

Principal

Motivo: A autora critica a forma como a convocação foi realizada, descrevendo-a como um teatro focado em patrocinadores, desassociada da cultura brasileira e sem emoção.

Viés da Menção (Score: -0.7)

Palavras-Chave

Entidades Principais

neymar casagrande danilo selecao brasileira copa do mundo cbf brasil ancelotti museu do amanha

Conteúdo Original

Só para assinantes Assine UOL Opinião Esporte O Brasil não merecia essa festa Milly Lacombe Colunista do UOL 18/05/2026 18h03 Deixe seu comentário CBF realizou evento de convocação da seleção na Copa do Mundo no Museu do Amanhã, no Rio Imagem: Reprodução Resumo Ouvir 1× 0.5× 0.75× 1× 1.25× 1.5× 1.75× 2× Que cerimônia foi essa? Que teatro foi esse? Que convocação foi essa? Durante uma hora o futebol brasileiro parou para ver a convocação da seleção que vai aos Estados Unidos disputar a Copa do Mundo. Era para ser uma festa com a nossa cara, com a beleza imponente da nossa cultura mas o que vimos foi um encontro bizarro de patrocinadores e executivos. Uma plateia quase toda branca viu, um pouco estarrecida, uma espécie de teatro para falar das Copas já conquistadas. Um telequete ruim, inapropriado, vazio de emoção. Depois dessa espécie de teatro, hora de colocar patrocinadores para dentro. Um aqui, outro ali. Entre um e outro, executivos falando da preparação para a Copa. Uma preliminar ruim vai dar em um lugar ruim, como sabemos. O ponto alto dessa preliminar foi o vídeo sobre a seleção feminina, único a provocar a reação da audiência. Estavam todos vivos, então. Na primeira fileira, Ancelotti fazia uma expressão que podia ser de tédio, de pânico ou de constrangimento. Ou de tudo isso junto. Meu celular vibrava com amigos e amigas rindo do que estavam vendo. "Samba de branco", me disse um amigo negro sobre a festa. Achei a definição perfeita. Havia, informaram lá do palco, 14 jornalistas estrangeiros presentes. Uma informação que piorou tudo porque a esperança que restava é a de que ninguém estivesse vendo. Casagrande 'Imprevisível', Danilo tem que ser titular na Copa Mauro Cezar Ancelotti se submete ao circo e convoca Neymar Alicia Klein Surpresas na lista são poucas, mas relevantes Janaína Figueiredo Múcio vai à Argentina negociar venda de armas Depois de 54 minutos avisaram que a hora tinha chegado e Ancelotti leria a lista. A audiência outra vez mostrou que estava viva e reagiu. Vamos, meu Deus. Deem o microfone para o homem ler a lista. Ancelotti começou a falar. Não é a lista perfeita, ele disse. Sabemos, Carlo. Não existe lista perfeita. Apenas cante os nomes e nos livre dessa festa para que possamos opinar. "Recebi muitos conselhos", ele disse rindo. Tirou um sarro bem tirado da nossa cara, verdade. Mas talvez tenhamos merecido. E então o italiano cantou a lista. O que ele disse, bem, isso já está por todos os lados. Temos um time. A Copa começou. Que os deuses agora nos ajudem a esquecer essa festa. Opinião Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. ** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL. Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash Receba novos posts de Milly Lacombe por email Informe seu email Quero receber As mais lidas agora Neymar entrará no álbum de figurinhas da Copa após convocação; entenda Youtuber de 16 anos denuncia pai por abuso e violência no CE; polícia apura Filha de diplomata que trabalha no governo Lula é atropelada e morre no RJ Tebet: Flávio Bolsonaro diz defender moral, mas mentiu e cometeu crime Lotofácil acumula e prêmio sobe para R$ 5 milhões; confira os números