🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Parnahyba

Principal

Motivo: O artigo foca no Parnahyba, destacando suas vitórias, o impacto positivo no clube e a visão otimista do técnico sobre o futuro. O tom é amplamente favorável.

Viés da Menção (Score: 0.8)

Motivo: O IAPE é mencionado apenas como adversário recente do Parnahyba, sem análise aprofundada ou tom depreciativo.

Viés da Menção (Score: -0.1)

Motivo: O Sampaio Corrêa é apresentado como um próximo adversário em um confronto direto, com uma descrição neutra sobre sua força no cenário nacional.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Palavras-Chave

Entidades Principais

sampaio correa dede iape parnahyba campeonato brasileiro serie d jefinho ze augusto cremosinho

Conteúdo Original

O resultado positivo diante o IAPE marcou a terceira vitória seguida do Parnahyba em 2026. E segundo análise do técnico Zé Augusto, essa sequência proporciona ao clube benefícios além do âmbito de tabela de classificação. O treinador analisou que esses triunfos geram uma tranquilidade e uma força maior ao Tubarão no mercado de atletas para o restante da disputa da Quarta Divisão. Zé Augusto destacou os reflexos imediatos desta sequência positiva do Parnahyba e ainda projetou uma classificação do Azulino ao mata-mata da Série D. A vitória em São Luís serviu também para quebrar um jejum de 35 anos sem vencer fora do Piauí em competições nacionais. + Parnahyba quebra tabu de 35 anos e vence pela 1ª vez fora do Piauí + Confira tabela detalhada do Campeonato Brasileiro Série D 2026 1 de 3 Zé Augusto, técnico do Parnahyba — Foto: Reprodução Zé Augusto, técnico do Parnahyba — Foto: Reprodução Consequências das vitórias Zé Augusto não deixou de comentar sobre como essa série de vitórias proporcionam para o seguimento do seu trabalho. E também explicou como esses resultados se tornam um poder de barganha ao clube, projetando uma classificação iminente à segunda fase da Série D. - Nesse momento, (a vitória) ela pode proporcionar tranquilidade para trabalhar. A gente sabe que esse jogo passou. Vamos pegar um time forte (na próxima rodada), que pode estar num momento ruim, mas um time de camisa pesada no cenário nacional, o Sampaio Corrêa, e é um confronto direto, porque apesar de nós termos seis pontos na frente deles, eles nos encostam com uma derrota nossa. Então é uma semana decisiva de novo pra gente - disse o técnico. - Ela proporciona também, em olhar o mercado (de jogadores) agora, para a gente talvez fortalecer mais o elenco com essa possibilidade de classificação, porque eu acho que hoje, com essa vitória de hoje, nós temos plena convicção de que a gente pode buscar uma vaga no G-4, classificar, e aí a gente possa também buscar alguns jogadores mais experientes - pontuou. - Nosso time é muito novo, jogadores de 22 ou 23 anos, e vamos precisar de experiência quando chegar as fases importantes, como essa fase final (do Grupo A6) nos últimos dois jogos, porque nós temos dois jogos em casa e podemos precisar de mais experiência. Então, a gente vai analisar direito, para ver se proporciona a gente trazer uma ou duas peças pra gente fortalecer e dar mais experiência ao elenco - completou. 2 de 3 IAPE x Parnahyba - Série D 2026 — Foto: Richardson Alencar/IAPE IAPE x Parnahyba - Série D 2026 — Foto: Richardson Alencar/IAPE Tabu quebrado O técnico ressaltou o peso de ter conseguido quebrar esse tabu e pontuou sobre o crescimento do Parnahyba durante a disputa da Série D. - Na verdade, a gente não estava nem pensando nesse tabu, e sim, brigar mais pensando na classificação (para o mata-mata). Isso aí é bom porque você entra pra história do clube, mas a gente sabe que a cada jogo começa uma nova guerra, mas a gente está feliz por fazer parte da história de um clube centenário, que não conseguia vencer fora de casa por muito tempo - declarou Zé Augusto. - No início da competição, talvez, todo mundo dizia que o clube iria ser o saco de pancadas, mas a gente está mostrando para todo mundo que, além dessa quebra de tabu, traz mais visibilidade do trabalho para todo, para a diretoria, para comissão (técnica) e jogadores, e está todo mundo feliz, com uma felicidade muito grande com essa quebra de tabu e com possibilidades grandes de classificação também - finalizou. 3 de 3 Zé Augusto, técnico do Parnahyba — Foto: Reprodução Zé Augusto, técnico do Parnahyba — Foto: Reprodução Com a vitória por 2 a 1 sobre o IAPE, o Parnahyba ficou com 10 pontos e subiu para a vice-liderança do Grupo A6. O Tubarão possui três vitórias, um empate e duas derrotas em seis partidas disputadas até aqui; confira abaixo. Retrospecto do Parnahyba na Série D Partidas : 6; Pontos : 10; Posição no Grupo A6 : 2º; Vitórias : 3 (Sampaio Corrêa e IAPE 2x); Empate : 1 (Moto Club); Derrotas : 2 (Maracanã e Iguatu); Gols marcados: 7; Gols sofridos: 6; Aproveitamento : 55%. Relembre última partida do Parnahyba IAPE 1 x 2 Parnahyba l Gols l 6ª rodada l Campeonato Brasileiro Série D 2026 O próximo compromisso do Parnahyba será contra o Sampaio Corrêa. A partida vai ocorrer no dia 17 de maio, às 17h, no estádio Castelão, em São Luís, pela oitava rodada do Grupo A6 do Campeonato Brasileiro Série D 2026. Sampaio Corrêa x Parnahyba Data : 17 de maio; Horário : 17h; Local : estádio Castelão, em São Luís. Campeonato Brasileiro Série D 2026 Primeira fase X Sampaio Corrêa Parnahyba Veja outros trechos da entrevista de Zé Augusto Necessidade de melhorar na efetividade - Acho que no primeiro tempo, mesmo a gente mal nesse momento do jogo, principalmente na parte ofensiva, acho que a gente foi displicente. Falei isso dos jogadores na parte de finalização, a gente criou muitas jogadas melhores que as do adversário, porque a única das opções do adversário era a bola parada e eu já conhecia isso desde o estadual. - Então, no primeiro tempo, eu acho que a gente teve algumas chances de fazer gol com o Jefinho, que chutou por cima do gol, e com o Dedé também, sozinho e sem goleiro, e essas oportunidades foram melhores do que o IAPE. Evolução na competitividade - No segundo tempo, quando a gente estava melhor no jogo, a gente pegou um gol de bola rolando, mas a gente percebia que nosso time tinha que acertar alguns passes e fazer contra-ataques para buscar o gol. O time teve espaço mesmo ganhando o jogo, foram pra cima, a gente conseguiu fazer algumas substituições e colocou o time pra cima de novo, jogando com dois meias e dois extremos (do campo) e deixamos de novo o Cremosinho de primeiro volante. - Eu acho que no primeiro tempo a gente foi muito displicente, não competia muito no jogo como foi contra o Sampaio e o próprio IAPE (no primeiro jogo). Isso foi a bronca do vestiário. No segundo tempo, a gente começou a competir e tomamos um gol. Depois que tomamos o gol, começamos a jogar de verdade. Contra o IAPE, o placar poderia ter sido maior - O time tem qualidade para jogar, não atua muito defensivamente, colocamos o time para o ataque e conseguimos buscar o resultado. Eu acho que o placar, por tudo que a gente construiu durante todo o jogo, o placar era para ser até mais elástico. Acho que fizemos os gols muito tarde, talvez por isso ficou no placar de 2 a 1, mas acho que a gente tinha condição de marcar mais gols.