Conteúdo Original
Alexia Putellas anuncia saída do Barcelona depois de 14 anos Chegou ao fim uma das trajetórias mais marcantes do futebol feminino europeu. Alexia Putellas anunciou, nesta terça-feira, que está deixando o Barcelona depois de 14 anos. A jogadora postou um um vídeo de despedida nas redes sociais de despedida, encerrando um ciclo histórico marcado por títulos, entre eles quatro Champions League. - No início, ser jogadora de futebol sequer era reconhecido como profissão. E agora me sinto privilegiada por ter feito parte dessa mudança. Obrigada a cada torcedor que esteve ao nosso lado e a cada pessoa no clube que nos apoiou nos bastidores. Foi uma transformação linda e inesquecível: 14 temporadas e mais de 500 jogos, com momentos que ficarão para sempre na memória do Barça e no meu coração - disse Alexia. 1 de 1
Alexia Putellas deixa o Barcelona depois de 14 anos — Foto: Alex Caparros/Getty Images Alexia Putellas deixa o Barcelona depois de 14 anos — Foto: Alex Caparros/Getty Images O Barcelona se pronunciou logo depois também através da redes sociais. Com uma foto da meia-atacante e as seguintes palavras: "Um legado. Um ícone. Uma capitã. Eterna Alexia", além de post com todos os 38 títulos conquistados pela jogadora ao longo dos 14 anos. Entres os tantos títulos conquistados com a camisa do Barcelona, o mais recente foi a quarta Champions League. A equipe espanhola goleou o Lyon por 4 a 0, no último sábado, e conquistou o tetracampeonato . Além da Liga dos Campeões, Putellas ainda levantou 10 Campeonatos Espanhóis, 10 Copas da Rainha, seis Supercopas da Espanha e oito Copas da Catalunha. A espanhola ainda é bicampeã da Bola de Ouro, sendo vencedora em 2021 e 2022 . Veja a despedida completa da Alexia: "Por onde começar... Torcedores, me lembro da primeira vez que ouvi os cânticos. Tinha seis anos e era a minha primeira vez no Camp Nou com o meu pai. Nessa altura, só via homens jogando no estádio e nunca teria passado pela minha cabeça que um dia, ali mesmo, mais de 90.000 torcedores estariam cantando o meu nome. Ainda me lembro da emoção da primeira vez que vesti a camisa do Barça na academia de jovens. No início foi difícil, mas depois de um mês de testes, finalmente me aceitaram. Consigo ainda ver o rosto orgulhoso do meu pai dizendo que não deixaria este mundo até ver a sua filha a defender as cores da equipe principal. Aos 18 anos, e apenas um mês depois do pior momento da minha vida pessoal, o Barça voltou a aparecer à minha frente, para me tornar jogadora... Desta vez, jogadora da equipe principal. Quando a oportunidade surgiu, ele já não estava lá, mas mesmo nos meus momentos mais difíceis, direi sempre que o Barça me salvou. Por tudo isso, serei eternamente grata a estas cores. Levamos o time feminino mais longe do que jamais imaginamos! No início, ser jogadora de futebol sequer era reconhecido como profissão. E agora me sinto privilegiada por ter feito parte dessa mudança. Obrigada a cada torcedor que esteve ao nosso lado e a cada pessoa no clube que nos apoiou nos bastidores. Foi uma transformação linda e inesquecível: 14 temporadas e mais de 500 jogos, com momentos que ficarão para sempre na memória do Barça e no meu coração. Não tenho palavras para descrever o que significou viver tudo isso ao lado de todoas as minhas companheiras de equipe. Aquelas que abriram o caminho e aquelas de nós que vieram depois para escrever juntas este legado eterno. Para vocês que vêm depois de nós, já sabem o que sempre digo: a pressão e esta camisa são um privilégio. O futuro do time pertence a vocês, e será a vez de vocês fazerem história no melhor clube do mundo. Depois de tudo isso, chegou a hora de admitir que dei tudo por estas cores, com disciplina diária e obsessão na busca pela melhoria constante durante 14 anos. Sempre disse que esta camisa não pode ser defendida pela metade. E admito que me entreguei completamente. Fui e sempre serei uma torcedora, assim como vocês. Por isso, não quero que este seja um momento triste. Este é apenas um capítulo que chega ao fim, mas felizmente, nasci Barça e morrerei Barça... Então, nos veremos novamente. Visca el Barça, agora e para sempre!" Barcelona goleia Lyon e é tetra da Liga dos Campeões Feminina