Conteúdo Original
Fofão é a 1ª mulher a comandar uma seleção brasileira de vôlei Campeão olímpica em Pequim 2008, Hélia Rogério de Souza Pinto - eternizada na história do vôlei como Fofão - está de volta à seleção, mas, desta vez, ocupa um novo posto - e não é o de levantadora, em que também foi bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000 no decorrer de 18 anos defendendo o Brasil. Convidada pelo técnico José Roberto Guimarães, ele atuará como auxiliar técnica. O novo cargo foi anunciado nesta sexta-feira (15) pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que também informou que "outras profissionais serão chamadas nas próximas semanas". Fofão, por sua vez, se apresenta na segunda-feira (18), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro. 1 de 1
Fofão atuará como auxiliar técnica da seleção feminina — Foto: CBV Fofão atuará como auxiliar técnica da seleção feminina — Foto: CBV - O convite foi uma surpresa. Como sempre o Zé Roberto surpreendendo com os convites dele. Eu expliquei a minha situação para ele, pois não esperava o convite e já tinha alguns projetos, mas conseguimos conciliar. Fiquei surpresa, mas muito feliz com esse voto de confiança da parte dele, nos conhecemos há muito tempo - contou a ex-atleta, que, desde 2022, integra o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil. Esta será a primeira de Fofão em uma cargo técnico na seleção principal, mas em 2021, e entre 2023 e 2024, ela atuou como coordenadora técnica de elencos da base. Foi em 2023, inclusive, que a ex-atleta passou a ser a primeira mulher a comandar uma seleção brasileira de vôlei, ao assumir o comando do sub-17. + Bernardinho confirma Douglas Souza de volta à seleção e convoca outros seis atletas; confira lista + Cama tecnológica e bota de recuperação muscular: Gabi monta estrutura de ponta em casa + Novara, da Itália, anuncia contratação de Júlia Kudiess + Maior pontuador da Superliga, garoto Bryan vira promessa da seleção brasileira; conheça + MVP aos 40 anos, Lucão celebra longevidade e avisa: "Jogarei até meus joelhos aguentarem" - A minha expectativa é poder contribuir com minha experiência, minha presença com os projetos do time. É uma comissão técnica que eu conheço muito bem, já trabalhei com algumas atletas. Então poder ajudar com minhas vivências de atleta, acrescentar com o que for possível, dar o meu melhor, é o que espero nesse ciclo. Tem muito trabalho pela frente e vamos juntar forças para que a seleção alcance seus objetivos, estou muito motivada com esta nova missão - finaliza. Esta será a 23ª temporada de Zé Roberto à frente da seleção. Tricampeão olímpico na modalidade, como em 2008 junto com Fofão, ele divulgou na última quarta-feira (13) a lista com as 30 jogadoras inscritas para a disputa da Liga das Nações de Vôlei , que começa dia 3 de junho. No mesmo dia, ele acrescentou mais atletas à listagem de convocadas, que somam dezesseis até o momento. Para esta temporada, o comandante optou por dividir os trabalhos em seleções A e B, com a proposta de ampliar e estreitar a observação das atletas . Técnico José Roberto Guimarães explica divisão dos trabalhos em seleções A e B.