🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Corinthians

Principal

Motivo: O artigo foca na condenação do Corinthians a pagar pensão e indenizações devido a negligência no tratamento de lesão de um ex-jogador da base, apresentando o clube sob uma ótica negativa quanto à responsabilidade.

Viés da Menção (Score: -0.6)

Palavras-Chave

Entidades Principais

Corinthians Rodrigo Garro Kauê Filipe Rino Kauê Moreira de Souza Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Conteúdo Original

Kauê relata dor no joelho e limitação de movimentos: "Acabou com minha vida" A Justiça condenou o Corinthians , em segunda instância, a pagar indenizações por danos materiais e morais e pensão até os 75 anos ao ex-jogador Kauê Moreira de Souza , que se aposentou após sofrer lesão no joelho direito enquanto atuava na base corintiana. Ele não chegou a jogar pelo time profissional. + Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp Embora tenha havido mudanças em relação à condenação em primeira instância , de outubro do ano passado, o valor total da condenação na 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) continua em cerca de R$ 2,5 milhões, segundo cálculo do advogado do ex-atleta, Filipe Rino. Analisando recursos tanto da defesa de Kauê quanto do Corinthians , os desembargadores aumentaram a indenização por danos morais de R$ 50 mil para R$ 200 mil e instituíram uma indenização por danos materiais correspondente a 12 meses do salário de R$ 12 mil do jogador em 2021, totalizando R$ 144 mil. Corinthians tem déficit de R$131 milhões e projeta venda de atletas no meio do ano Quanto à pensão, que em primeira instância havia sido fixada no pagamento de salário integral até os 35 anos, os desembargadores diminuíram o valor mensal para 15% dos R$ 12 mil de remuneração (resultando em R$ 1.800), mas esticaram o prazo de pagamento até que o jogador complete 75 anos. "Meu sonho virou a maior frustração da minha vida", afirma Kauê, ex-jogador do Corinthians Trata-se, segundo o acórdão, da expectativa de vida para homens, conforme a tabela de mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor total da pensão deverá ser quitado de uma vez só pelo clube. Como ainda cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Corinthians pretende recorrer contra a decisão de 2ª instância. Mais notícias do Corinthians : + Timão fecha março com déficit milionário; veja números + Memphis pode retornar nesta semana? Entenda planos Kauê explica decisão pelo fim da carreira: "Tiraram meu sustento" Kauê chegou ao Parque São Jorge em 2019 e permaneceu no clube até 2024, sem ter tido a oportunidade sequer de treinar com os profissionais. O meia fazia parte das categorias de base, porém sofreu lesão no joelho direito e nunca mais se recuperou a ponto de competir em alto nível. Ele alega ter sido vítima de negligência médica por parte do Corinthians pelo tratamento inadequado para tratar a lesão. Como consequência, o ex-jogador se aposentou aos 24 anos e passou a ter dificuldades em realizar tarefas básicas do cotidiano, como subir e descer escadas, andar de bicicleta, dirigir um carro e praticar exercícios físicos. Kauê disputou 13 partidas na base do Timão, não marcou nenhum gol e nem chegou a treinar com o time profissional. 1 de 2 Kauê jogou na base do Corinthians — Foto: Reprodução/Instagram Kauê jogou na base do Corinthians — Foto: Reprodução/Instagram Carreira de Kauê Com passagens pelas categorias de base de Taboão da Serra, São Bernardo e São Paulo, Kauê assinou com o Corinthians em abril de 2019, aos 18 anos, inicialmente por dois anos, em um contrato posteriormente prorrogado até 2022. Ele chegou a ser emprestado ao Oeste, de São Paulo, por cinco meses, entre 2019 e 2020. Em abril de 2021, Kauê sofreu uma entorse no joelho direito em um treino na base do Corinthians , dando início a uma trajetória de dores e dificuldade de locomoção que o acompanharam nos anos seguintes. Ele foi diagnosticado com espessamento fibrocicatricial do ligamento colateral medial e tendinopatia patelar, que é uma lesão de sobrecarga do tendão que liga a patela (rótula) ao osso da canela (tíbia), mesmo problema crônico que afeta o meia argentino Rodrigo Garro. 2 de 2 Kauê chegou ao Corinthians em 2019 — Foto: Reprodução/Instagram Kauê chegou ao Corinthians em 2019 — Foto: Reprodução/Instagram Kauê passou por sessões de fisioterapia e tratamento com infiltrações no joelho para inibir as dores durante partidas do Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2021. Ele chegou a ser emprestado ao Marcílio Dias, da Santa Catarina, mas não conseguiu atuar. De volta ao Corinthians três meses depois, o jogador passou por nova avaliação, em que se constatou a necessidade de uma cirurgia no joelho, ocorrida em março de 2022. Mesmo após a intervenção, as dores continuaram. O jogador chegou a ser informado de que uma nova cirurgia seria necessária, mas isso não aconteceu. Foram realizadas apenas sessões de fisioterapia nos meses seguintes. A defesa de Kauê alega no processo judicial que, sem a cirurgia para o tratamento adequado, houve o agravamento da lesão. Uma nova cirurgia só ocorreu em julho de 2023. Ainda assim, não resultou em melhoras no seu quadro. Em abril de 2024, o Corinthians não renovou o contrato de Kauê, que deixou o clube ainda reclamando de dores e limitações físicas no joelho. Em razão da lesão, Kauê não disputou nenhuma partida profissional de 2021 a abril de 2024, entre os 20 e 23 anos. Ele tem 25 anos atualmente. + Leia mais notícias do Corinthians 🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧 + Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge 50 vídeos