Conteúdo Original
Futebol Manchester City anuncia saída de Pep Guardiola após 10 anos e 20 títulos Do UOL, em São Paulo 22/05/2026 08h11 Atualizada em 22/05/2026 09h33 Deixe seu comentário Resumo Ouvir 1× 0.5× 0.75× 1× 1.25× 1.5× 1.75× 2× Pep Guardiola comanda o Manchester City desde julho de 2016 Imagem: Adrian Dennis/AFP O Manchester City anunciou hoje a saída de Pep Guardiola. O técnico está no clube inglês desde 2016 e vai se despedir no jogo de domingo contra o Aston Villa, no Etihad Stadium. O que aconteceu O treinador tinha contrato com o City até o meio de 2027, mas a saída já era especulada. Enzo Maresca, ex-Chelsea, é apontado pela imprensa internacional como potencial substituto . Guardiola seguirá no Grupo City, mas como "embaixador global". Segundo comunicado do clube inglês, o espanhol prestará consultoria técnica aos clubes integrantes do grupo, "trabalhando em projetos específicos e colaborações". Carla Araújo Campanha de Lula evita festejar queda de Flávio José Paulo Kupfer Desenrola para todos só tirando coelho da cartola Marco Antonio Sabino Corrida ao Senado em SP: do azarão para o alazão Daniela Lima Lula gera dúvida com insinuação sobre Master O City destacou os 20 troféus conquistados por Pep na última década. Entre os títulos, está a primeira Liga dos Campeões da história do time de Manchester. Classificação e jogos Inglês Pep Guardiola, do Manchester City, posa com a taça da Liga do Campeões em 2023 Imagem: Robert Michael/picture alliance via Getty Images Já o treinador se despediu sem explicar os motivos de sua decisão, mas se declarou ao clube. O City compartilhou a carta de despedida de Guardiola em suas redes sociais e também no site oficial. Que tempo tivemos juntos. Não me pergunte os motivos de eu estar saindo. Não há motivo, mas lá no fundo, eu sei que chegou a minha hora. Nada é eterno, se fosse, eu estaria aqui. Eterno será o sentimento, as pessoas, as memórias, o amor que tenho pelo meu Manchester City. Pep Guardiola, ao site do Manchester City O treinador citou ainda o apoio que recebeu após a morte de sua mãe e também se despediu dos jogadores. " Vocês me deram força quando eu mais precisei", afirmou o comandante espanhol. Obrigado por confiarem em mim, me empurrarem, me amarem . Pep Guardiola Continua após a publicidade Relacionadas Saída de Guardiola do City pode abrir caminho para Rodri no Real Madrid Guardiola despista sobre saída do City: 'Preciso falar com o presidente' Jorge Jesus brinca sobre possível troca por Guardiola: 'Orgulho para ele' O presidente do City destacou a "honestidade e confiança" ao longo dos últimos dez anos. "Nos últimos dez anos, honestidade e confiança formaram a base sobre a qual navegamos em todas as situações junto com Pep, sempre entendendo que poderíamos encontrar a resposta certa juntos. Hoje, a resposta certa é que Pep termine sua trajetória como treinador do Manchester City", afirmou Al Mubarak O clube tem uma década de memórias e sucesso pela qual ser eternamente grato, e muito mais do que isso, uma evolução que não pode ser desfeita. Al Mubarak, presidente do Manchester City Testemunhamos sua grandeza e dedicação, mas também apreciamos sua companhia, sua amizade e humanidade. Que privilégio foi para tantos de nós no Manchester City! O legado de Pep é extraordinário e seu verdadeiro impacto será melhor avaliado pelos historiadores do futuro. Ferran Soriano, CEO do Manchester City A despedida de Pep será no domingo, às 12h (de Brasília), contra o Aston Villa, no Etihad Stadium. O confronto é válido pela última rodada do Campeonato Inglês, que já sagrou o Arsenal campeão. Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Manchester City (@mancity) Treinador ganhará estátua e arquibancada no Etihad O City anunciou que construirá uma estátua de Guardiola, que ficará na entrada da arquibancada norte. O clube não divulgou quando a peça será inaugurada. Continua após a publicidade O setor do Etihad Stadium passará a se chamar "Arquibancada Pep Guardiola". Ele, inclusive, estará aberto pela primeira vez com capacidade total no jogo deste domingo, que marca a despedida do espanhol. A arquibancada norte está sendo ampliada desde 2023, com o estádio ganhando 7.000 lugares e aumentando sua capacidade para 61.000 torcedores. Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Manchester City (@mancity) Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash As mais lidas agora Carla Araújo: Campanha de Lula esperava queda de Flávio, mas evita festejar Fim do The Late Show: o que Colbert fará após atrito com CBS e Trump Brasil não vê sentido em mandar recados a Trump para não receber Flávio Justiça da Itália nega extradição e manda soltar Carla Zambelli Governo Lula bloqueia mais R$ 22,1 bilhões para não furar teto de gastos