🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Motivo: O time é citado como um dos clubes onde o jogador atuou e onde conquistou a Copa do Brasil de 2014, mas o tom é informativo.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Motivo: O Grêmio é mencionado como o clube formador do jogador, sem viés explícito no tom.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Motivo: O Vasco é citado como um dos clubes que o jogador atuou, com um tom puramente informativo.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Tigres Mexico

Principal

Motivo: A matéria destaca o sucesso de Rafael Carioca no Tigres, mencionando sua importância como pilar da equipe e os múltiplos títulos conquistados, o que sugere um tom mais positivo em relação a este clube.

Viés da Menção (Score: 0.3)

Palavras-Chave

Entidades Principais

vasco atletico mg gremio spartak moscou rafael carioca tigres mexico tuca ferretti

Conteúdo Original

Esporte Futebol Ex-Galo, Grêmio e Vasco, volante Rafael Carioca anuncia aposentadoria 31/01/2026 10h22 Deixe seu comentário Rafael Carioca também jogou pelo Tigres, do México Imagem: Fadi El Assaad - FIFA/FIFA via Getty Images O volante Rafael Carioca, ex- Atlético-MG , Grêmio e Vasco, anunciou na noite desta sexta-feira que irá se aposentar do futebol aos 36 anos. O último time do jogador foi o Tigres, do México, onde chegou em 2017 e encerrou sua passagem em julho de 2025. Carreira Formado pelo Grêmio, Rafael subiu ao profissional da equipe em 2008 e não demorou muito para ser cobiçado por clubes europeus. Em 2009, rumou ao Spartak Moscou, da Rússia, onde ficou até 2015. Durante sua passagem, foi emprestado para Vasco e Atlético-MG, que adquiriu o jogador em definitivo no ano de 2015. Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Rafael Pereira (@rafaelcarioca) Julián Fuks O horror nas políticas de Trump contra a imigração Alexandre Borges Dívida pública das grandes economias é bomba-relógio Milly Lacombe Brabas estão prontas para fazer o impossível Paulo Camargo Não é sobre IA; é sobre como passamos a viver Foi no Galo onde o volante, ainda emprestado, iria ganhar seu primeiro título da carreira, a Copa do Brasil de 2014. Em agosto de 2017, Rafael foi negociado com o Tigres do México. Por lá, se tornou um dos pilares da equipe do técnico Tuca Ferretti e conquistou oito troféus: Supercopa Mexicana (2x), Liga dos Campeões da CONCACAF, Campeonato Mexicano (Apertura), Campeonato Mexicano (Clausura) (2x) e a Campeones Cup (2x). Em julho de 2025, seu contrato com a equipe mexicana terminou. Desde então, Rafael estava sem clube. Em suas redes sociais, o jogador agradeceu às pessoas que fizeram parte de sua carreira e ao futebol. Confira o texto na íntegra "Chega o momento de agradecer. Ao futebol, que me ensinou, me desafiou e me permitiu viver sonhos que levarei pra sempre comigo. Aos clubes por onde passei, companheiros, comissões, torcedores e a todos que fizeram parte dessa caminhada. Encerrar a carreira é fechar um ciclo com o coração cheio de gratidão. Obrigado, futebol!" Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash As mais lidas agora 'Não sabe que é hepta da Fórmula 1', diz ex-companheiro sobre Schumacher Milena se desentende com Samira e leva bronca de Ana Paula: 'Maquiavélica' 'Centro de tortura' deve virar espaço social após anistia na Venezuela Rybakina vira no fim, dá o troco em Sabalenka e conquista o Australian Open Protesto democrata contra o ICE paralisa novamente o governo dos EUA