🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Bahia

Principal

Motivo: O artigo foca na ascensão de Jean Lucas no Bahia, destacando sua melhor fase e o título conquistado, além de quebrar um jejum histórico do clube.

Viés da Menção (Score: 0.6)

Motivo: O Flamengo é mencionado como o clube revelador de Jean Lucas e na negociação que levou Bruno Henrique, com um tom informativo sem juízo de valor.

Viés da Menção (Score: 0.2)

Motivo: O Santos é retratado como um clube por onde Jean Lucas passou em empréstimo e que sofreu com sua saída, mas também finalizou vice-campeão brasileiro. O tom é mais factual.

Viés da Menção (Score: -0.1)

Motivo: A passagem pelo Lyon é descrita como sem 'conseguir se firmar', mas de forma neutra, sem aprofundamento ou juízo de valor explícito.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Palavras-Chave

Entidades Principais

Flamengo Santos Bahia Carlo Ancelotti Campeonato Brasileiro Campeonato Paulista Rogério Ceni Brest Lyon Jean Lucas Seleção Brasileira Monaco Raí Carlos Alberto Parreira Campeonato Baiano Luis Henrique Muller

Conteúdo Original

, Carlo Ancelotti voltou suas atenções para os campeonatos nacionais e escolheu o meio-campista Jean Lucas como substituto. O jogador do Bahia é um dos destaques da equipe de Rogério Ceni nesta temporada e faz com que o clube quebre um jejum de 34 anos e volte a ter um atleta convocado à seleção brasileira. Revelado pelo Flamengo em 2018, o volante ganhou destaque nacional durante sua passagem, por empréstimo, pelo Santos, no ano seguinte, em negociação que envolveu a ida de Bruno Henrique ao time rubro-negro. O atleta fez parte do elenco de Jorge Sampaoli no início da temporada, quando a equipe chegou às semifinais do Campeonato Paulista. Em junho, mesmo emprestado, o Santos sofreu com a perda de seu volante, já que o Flamengo o negociou para o Lyon, da França. O clube paulista não recebeu nenhum valor pela transação, mas conseguiu se recuperar ao longo da temporada, terminando com o vice-campeonato brasileiro. Na França, Jean Lucas somou passagens pelo Lyon, Brest e Monaco, sem conseguir se firmar na equipe titular. Em 2023, acertou seu retorno ao Santos, mas pouco permaneceu na equipe. No mesmo ano, fez parte da campanha do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro e foi negociado para o Bahia. Foi no clube de Salvador que Jean Lucas, aos 27 anos, alcançou a melhor forma de sua carreira. Desde o último ano, disputou 74 partidas, com 11 gols - maior marca por um clube. Foi também no Bahia onde conquistou seu primeiro título de expressão da carreira, o Campeonato Baiano de 2025. A última vez que um atleta do Bahia foi chamado para servir à seleção brasileira foi em 1991, quando Luis Henrique esteve na lista elaborada pelo técnico Carlos Aberto Parreira, que fazia a sua estreia à frente da equipe principal da CBF. No dia 30 de outubro de 1991, o meia fez parte do time que enfrentou a Iugoslávia e venceu o adversário pelo placar de 3 a 1. O duelo foi realizado na cidade mineira de Varginha, em Minas Gerais. O jogador do Bahia, que também defendeu o Fluminense, entre outros clubes, inclusive abriu o placar. Raí e Muller também balançaram a rede. Vladan Lukic descontou.