🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Motivo: O artigo detalha as reclamações da Ferroviária sobre um gol anulado e um pênalti não marcado, além da expulsão do técnico, indicando um tratamento que relata a insatisfação do time.

Viés da Menção (Score: -0.6)

Motivo: O Athletic é beneficiado pela anulação de um gol e pela expulsão de um jogador da Ferroviária que originou o gol da vitória, mas o artigo foca nas polêmicas geradas pelo árbitro, sem glorificar o time.

Viés da Menção (Score: 0.1)

Palavras-Chave

Entidades Principais

São Paulo Palmeiras Ferroviária CBF Série B Athletic Ramon Abatti Abel Claudinei Oliveira Vitor Barreto Fau

Conteúdo Original

Veja os lances de análise do VAR de Athletic x Ferroviária na Série B 2025 A volta do árbitro Ramon Abatti Abel em competições organizadas pela CBF após um mês foi com polêmica. Afastado desde São Paulo x Palmeiras, jogo pela 27ª rodada do Brasileirão que gerou reclamações de ambos os times, sobretudo do Tricolor, ele foi escalado para apitar Athletic 2 x 1 Ferroviária na noite de sexta-feira, em confronto direto contra o rebaixamento pela 36ª rodada da Série B. Depois do gancho por conta de São Paulo x Palmeiras, o árbitro chegou a atuar na arbitragem de vídeo de Mirassol x Botafogo, na Série A, e foi o juiz principal de Figueirense x Marcílio Dias, pela Copa Santa Catarina. 1 de 2 Ramon Abatti Abel, árbitro de Athletic x Ferroviária na Série B — Foto: Luis Miguel Ferreira/Ferroviária SAF Ramon Abatti Abel, árbitro de Athletic x Ferroviária na Série B — Foto: Luis Miguel Ferreira/Ferroviária SAF No jogo de sexta-feira, Ramon Abatti Abel distribuiu 11 cartões, sendo nove amarelos – sete para o Athletic, que causou revolta dos jogadores - e dois vermelhos para a Ferroviária. Ele ainda anulou um gol da Ferroviária no segundo tempo, que deixaria a partida em 2 a 1 para a equipe paulista, após ser chamado pelo VAR, e expulsou o atacante Vitor Barreto, do time visitante, em uma falta que originou o gol da vitória do Athletic, aos 50 minutos do segundo tempo. Por conta da reclamação desse lance, o técnico da Ferroviária, Claudinei Oliveira, também foi expulso. Ao término da partida, Ramon Abatti Abel foi cercado por jogadores da Ferroviária e precisou de escolta da Polícia Militar para deixar o gramado rumo aos vestiários. Os atletas reclamavam que, no lance do gol anulado por mão na bola na origem da jogada, na verdade, a bola teria pego no corpo do jogador da Ferroviária antes de tocar a mão, aberta na hora do salto. 2 de 2 Ramon Abatti Abel, árbitro de Athletic x Ferroviária na Série B — Foto: Luis Miguel Ferreira/Ferroviária SAF Ramon Abatti Abel, árbitro de Athletic x Ferroviária na Série B — Foto: Luis Miguel Ferreira/Ferroviária SAF Na súmula, ao justificar a expulsão do técnico Claudinei Oliveira, o árbitro disse que ele xingou a equipe de arbitragem e disse que todos “eram ladrões”. A Ferroviária ainda reclamou de um pênalti não dado no atacante Fau, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava em 1 a 1. Ramon foi chamado ao VAR e manteve a decisão de campo. Athletic 2 x 1 Ferroviária | Melhores momentos | 36ª rodada | Série B 2025