🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Motivo: A França é apresentada como líder na geração de receita com vendas de jogadores, mas a notícia foca mais no desempenho geral do Brasil.

Viés da Menção (Score: 0.1)

Brasil

Principal

Motivo: O artigo destaca o Brasil em segundo lugar e ressalta o percentual de jovens jogadores vendidos, indicando um viés positivo sobre a capacidade de formação e exportação de talentos.

Viés da Menção (Score: 0.7)

Palavras-Chave

Entidades Principais

argentina italia espanha inglaterra brasil rodrygo franca portugal holanda belgica alemanha

Conteúdo Original

Veja as 10 ligas de futebol mais fortes do mundo Conhecido pela formação de jogadores de futebol, o Brasil gerou 2,6 bilhões de euros (cerca de R$ 16,2 bilhões) em vendas para o exterior nos últimos 10 anos. Os dados são de um estudo do Observatório do Futebol, que colocou o país como o segundo maior exportador no período, perdendo apenas para a França. O estudo leva em consideração os valores de transferências internacionais de jogadores formados no próprio país. Apenas França, Brasil e Espanha ultrapassaram a marca de 2 bilhões de euros no período. Quatro clubes brasileiros entram em lista de 20 melhores bases do mundo; veja ranking Coreia do Sul 0 x 5 Brasil | Melhores momentos | Amistoso Internacional 2025 A França lidera com folga a lista, gerando 3,9 bilhões de euros (cerca de R$ 24 bilhões) nos últimos 10 anos. No Brasil, 50,1% do valor total das transferências diz respeito a jogadores com 20 anos ou menos. A porcentagem é a maior dentro dos 10 países que mais geraram receita. 1 de 1 Rodrygo faz o segundo dele pela Seleção contra Coreia — Foto: Reuters Rodrygo faz o segundo dele pela Seleção contra Coreia — Foto: Reuters Confira os 10 países que mais tiveram receita com vendas de jogadores entre 2016 e 2025: França - 3,9 bilhões de euros Brasil - 2,6 bilhões de euros Espanha - 2,2 bilhões de euros Portugal - 1,9 bilhão de euros Holanda - 1,63 bilhão de euros Inglaterra - 1,6 bilhão de euros Argentina - 1,5 bilhão de euros Alemanha - 1,4 bilhão de euros Itália - 1 bilhão de euros Bélgica - 847 milhões de euros