Conteúdo Original
Só para assinantes Assine UOL Opinião Esporte Leonardo Jardim deve ir a julgamento por ligar árbitro a resultado de times Paulo Vinicius Coelho (PVC) Colunista do UOL 25/05/2026 12h51 Deixe seu comentário Resumo Ouvir na voz do colunista 1× 0.5× 0.75× 1× 1.25× 1.5× 1.75× 2× Leonardo Jardim, técnico do Flamengo Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva vai levar denúncia contra o técnico do Flamengo, Leonardo Jardim, por sua declaração de que vê informações e compara os desempenhos dos times com determinados árbitros. Jardim disse isso a respeito da arbitragem de Davi de Oliveira Lacerda, em Flamengo 0 x 3 Palmeiras: "Eu vejo dados. Vocês sabem qual o aproveitamento do Palmeiras com este árbitro? 90 e tal por cento! E o aproveitamento do Flamengo? Menos de 50%. Uma equipe que normalmente ganha muito. Os dados eu vejo." Como a denúncia ainda não circulou, não é possível saber exatamente em qual artigo será enquadrado o técnico rubro-negro. A procuradoria também vai denunciar o meia Carrascal, pela expulsão, e o atacante Paulinho, do Palmeiras, pelo gesto dos punhos cerrados com o dedo médio ao centro, símbolo da união entre as torcidas uniformizadas vascaína e palmeirense. Amanda Klein Caso Dark Horse não ajuda Lula nem derruba Flávio Letícia Casado Crise com filme adia debate sobre vice de Flávio Carla Araújo Alcolumbre discute lei dos penduricalhos com Fachin Aline Sordili Papa matemático reescreve as regras da IA Há uma corrente do STJD que julgava "sutil" a declaração de Leonardo Jardim. Mas a CBF tem se manifestado por não haver declarações que andem em direção contrária à credibilidade do Campeonato Brasileiro. A estatística de Leonardo Jardim também é incompleta. Neste ano de 2026, Davi de Oliveira Lacerda havia apitado um jogo apenas do Flamengo e outro do Palmeiras, antes do clássico do Maracanã. Sob arbitragem de Lacerda, o Flamengo venceu o Grêmio, em Porto Alegre, por 1 x 0. O Palmeiras ganhou do Internacional, também na capital gaúcha, por 3 x 1. Somados os últimos três Campeonatos Brasileiros, Lacerda apitou oito partidas do Flamengo, com três vitórias, três empates e duas derrotas. Esteve em seis jogos do Palmeiras, com cinco vitórias e um empate. Dos oito jogos do rubro-negro, Davi de Oliveira Lacerda apitou quatro como visitante, contra Grêmio, Bragantino, Fortaleza e Internacional, Os quatro no Maracanã foram contra Fluminense, Internacional, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro. Do Palmeiras, três em São Paulo, dois deles contra o Juventude, outro contra o Cruzeiro. E três fora, contra Bahia, Vitória e Internacional. Os dados têm muitas variáveis. Opinião Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. ** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash Receba novos posts de Paulo Vinicius Coelho (PVC) por email Informe seu email Quero receber As mais lidas agora Quantos ovos por dia são permitidos e como eles atuam na perda de peso Transmissão ao vivo de Coritiba x Bahia pelo Brasileirão: veja onde assistir Fotógrafo da WSL exibe lesão após mordida e diz que passará por cirurgia Microbiota intestinal: 7 alimentos que fortalecem a saúde do intestino Aécio Neves: Combato o PT, mas Lula não é meu inimigo