Conteúdo Original
Só para assinantes Assine UOL Reportagem Esporte Como é acordo Flamengo e Grêmio que incomodou clubes na Libra e Palmeiras Rodrigo Mattos Colunista do UOL 07/05/2026 12h00 Deixe seu comentário Resumo Ouvir 1× 0.5× 0.75× 1× 1.25× 1.5× 1.75× 2× Arrascaeta e Dodi em ação durante jogo entre Flamengo e Grêmio pelo Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF O Flamengo fez um acordo com a Libra para receber R$ 150 milhões extras pelo contrato de TV do Brasileiro em troca de encerrar um processo judicial. Em paralelo, o clube carioca fez um acerto com o Grêmio pelo qual repassará uma parte do dinheiro para o time gaúcho. Só que isso causou mais um atrito entre clubes da Libra, e também com o Palmeiras. O motivo é uma nota conjunta entre os dois clubes, nesta quarta-feira, em que celebram o novo modelo de divisão de audiência da Libra. "O acordo garante que, no período de 2026 a 2029, Flamengo e Grêmio ampliarão suas participações nas receitas de audiência em relação ao modelo anteriormente proposto, assegurando receitas adicionais para ambos os clubes", diz a nota, que fala também que Flamengo e Grêmio e os demais clubes firmaram um acordo no final de semana. Ricardo Kotscho Encontro com Trump foi vitória diplomática de Lula Josias de Souza Ação contra Ciro coloca Master na eleição de 2026 Gustavo Miller Nunca foi tão difícil arrumar trabalho. E é de propósito Aline Sordili Geração Z brasileira é prata mundial no uso de IA O acordo original é só entre Flamengo e Libra que tinham uma disputa na Corte Arbitral. O Grêmio era dos clubes do lado da liga e contra o clube carioca nesta briga. A negociação aconteceu diretamente entre Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo, e o CEO do Bahia, Raul Aguirre, sem participação dos gremistas. Pelo acordo, uma parte do dinheiro da audiência será usado para cobrir os R$ 37,5 milhões extras por ano do Flamengo. Portanto, uma fatia de cada clube será menor, possivelmente em torno de R$ 4 milhões por clube. Mas o Grêmio esteve ao lado do Flamengo desde o início do ano neste imbróglio após a mudança de gestão para o presidente Odorico Roman. O entendimento dentro do Grêmio é de que a fórmula defendida pelo Flamengo - cadastro de ppv - era a mais benéfica para o clube gaúcho. Isso porque a agremiação gaúcha perdeu dinheiro em 2025 pois também tinha uma garantia de pay-per-view. Com isso, houve um entendimento entre os clubes de que o Grêmio também precisava ser recompensado para restituir as perdas - e não ficar com prejuízo. Por isso, foi feito um acordo paralelo com o Flamengo pelo qual o clube paga um valor ao clube tricolor. Não foi possível saber o montante, mas a perda do Grêmio era de R$ 7 milhões por ano. Estima-se que o valor do repasse deve ser nesta ordem de grandeza. Continua após a publicidade Houve incômodo entre outros clubes membros da Libra com a nota dos dois clubes, como confirmaram duas fontes. Isso porque entendem que o acordo não foi um ganho para o Grêmio, e sim apenas do Flamengo com quem foi feita a negociação. Há uma irritação pelo fato de o clube gaúcho ter se colocado como parte vencedora sendo que, formalmente, era um dos litigantes contra o Flamengo e portanto assinou o acordo pela outra parte, junto com outros times. O Palmeiras, que saiu da Libra, soltou uma nota chamando o texto dos dois clubes de mentira. Afirmou que não assinou documento que impliquem em receitas adicionais ao Grêmio. De fato, o acordo é só entre Flamengo e Libra e não envolve ganhos de outros clubes. Não há, no entanto, possibilidade de reversão do acordo. O entendimento é de que o fim da briga ajuda todos os clubes porque o dinheiro é destravado. Reportagem Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis. Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash Receba novos posts de Rodrigo Mattos por email Informe seu email Quero receber As mais lidas agora Previsão diz que há chance de neve no Brasil neste fim de semana; veja onde Luciana Gimenez desmente valor milionário de venda de imóvel luxuoso em SP Caso Master mudou de patamar Ciro Nogueira já apoiou Lula, Bolsonaro, Dilma e FHC: conheça trajetória Kotscho: Encontro com Trump foi vitória diplomática de Lula