🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Barcelona

Principal

Motivo: O artigo relata um fato financeiro do clube de forma objetiva, sem tomar partido, focando nos gastos e nas negociações de contrato.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Motivo: A Nike é apresentada como parte de uma negociação contratual, sem julgamento de valor sobre suas ações ou desempenho.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Palavras-Chave

Entidades Principais

Barcelona Nike Campeonato Espanhol Joan Laporta Bilhub Tech Barça Innovation Hub

Conteúdo Original

Elche 1 x 3 Barcelona | Melhores momentos | 22ª rodada | Campeonato Espanhol 2025/2026 O Barcelona investiu cerca de 4 milhões de euros - cerca de R$ 24.678.000 - na produção de uniformes oficiais que foram guardados em um armazém industrial sem nunca terem sido usados, segundo fontes do jornal "El País". A encomenda, de aproximadamente 300 mil peças, foi feita no fim de 2024, e contava com itens para as categorias profissional e de base do futebol, além das outras modalidades do clube, como basquete, rúgbi, vôlei e hóquei sobre grama. A decisão de produzir seu próprio material surgiu durante as tensas negociações para renovar o patrocínio com a Nike. Para Joan Laporta, presidente do clube, a medida foi um plano B com o objetivo de não deixar o time ficar sem uniforme, diante da possibilidade do acordo com a marca de roupas esportivas não se concretizar. Embora Nike e Barcelona sejam parceiros desde 1998, a disputa foi acirrada. A empresa americana possuía um contrato válido, mas considerado "desatualizado" pelo clube espanhol, que exigia retomar o controle de vendas online e outros direitos. 1 de 1 Camisas de Messi e Neymar na loja do Barcelona — Foto: Ivan Raupp Camisas de Messi e Neymar na loja do Barcelona — Foto: Ivan Raupp Benfica vence Real Madrid; Barcelona e Chelsea vencem com gols de brasileiros Espanha liga alerta para a Copa do Mundo devido a lesões; entenda Diante da incerteza sobre o futuro da parceria, o pedido de milhares de camisas foi feito. De confecção própria e com a logotipo da "Bilhub Tech", que corresponde ao Barça Innovation Hub (empresa lançada pelo clube em 2017), foram produzidos cerca de 300 mil uniformes com a etiqueta autoral do clube, para jogadores e torcedores. No caso das camisas de futebol para a torcida, o preço de venda estabelecido foi de 89 euros (cerca de R$ 552). Apesar do embate, Barcelona e Nike conseguiram entrar em acordo e, em dezembro de 2024, anunciaram a renovação do contrato até 2038. O acordo, estimado em 50 milhões de euros, foi considerado "o melhor contrato de material esportivo do mundo" pelo presidente do time espanhol. Com isso, as peças encomendadas teriam sido armazenadas, sem uso.