Conteúdo Original
Opinião Esporte Gustavo Henrique ficou com a cara do Corinthians Walter Casagrande Jr. Colunista do UOL 07/05/2026 01h15 Deixe seu comentário 0:00 / 0:00 Resumo O zagueiro Gustavo Henrique, que aqui no Brasil passou por Santos e Flamengo antes de desembarcar no Parque São Jorge, chegou gerando desconfiança. Afinal, era um "menino da Vila" e, por ter jogado na Gávea, teria que conquistar a Fiel, torcida do Corinthians. Ele chegou em um momento ruim do clube, com muita coisa errada acontecendo nos bastidores e com o time em uma fase horrível. Juca Kfouri Corinthians está praticamente nas oitavas PVC Danilo mostra por que estará na Copa do Mundo Sakamoto Facada por franja é vitória do Brasil miliciano Daniela Lima Delação de Vorcaro não vai prestar sem fatos novos O ano de 2024 foi muito ruim e a torcida teve poucos motivos de alegria real. Gustavo Henrique foi conquistando seu espaço, tornando-se protagonista de uma dessas alegrias. O Corinthians perdia por 2 a 0 para o Palmeiras na Arena Barueri, sendo dominado e correndo risco de sofrer uma goleada histórica. Só que o Palmeiras subestimou a raça corintiana. No final do jogo, Yuri Alberto fez o primeiro gol e, em seguida, Cássio foi expulso. Como o treinador António Oliveira já havia feito todas as alterações, um jogador de linha deveria ir para o gol e, surpreendentemente, Gustavo Henrique tomou essa iniciativa. Ele havia acabado de chegar, não era titular absoluto e muito menos tinha conquistado a confiança do time. Mas teve personalidade, foi para o gol e quase falhou. Fez sua parte direitinho e o Corinthians foi recompensado com o gol de falta de Garro, que empatou heroicamente a partida em 2 a 2 quando estava com dois jogadores a menos, pois Yuri Alberto havia saído de maca. O ano continuou ruim e perigoso, porque o time não conseguia sair de perto da zona de rebaixamento, com o grupo sendo montado durante as competições. Continua após a publicidade Chegaram Carrillo, Martínez e, principalmente, Memphis Depay, entre outros. O Corinthians venceu nove partidas seguidas, escapou do rebaixamento, com Gustavo fazendo parte desse momento. Em 2025, o ano começou bem, com o time sendo campeão paulista sobre o Palmeiras, que também foi eliminado na Copa do Brasil pelo Corinthians. No Campeonato Brasileiro, o time novamente estava indo muito mal, mas avançou e ganhou corpo na Copa do Brasil, da qual acabou sendo campeão sobre o Vasco, em pleno Maracanã lotado. Neste ano de 2026, Gustavo Henrique se transformou no grande líder defensivo e em um dos líderes do elenco do Corinthians, com muito respeito. Ele está sendo imprescindível nas bolas aéreas defensivas, vem marcando gols importantes e, em muitos momentos, é o jogador mais perigoso ofensivamente. E nesta quarta-feira (6), na Colômbia, contra o Santa Fe pela Libertadores, o Corinthians não fazia uma boa partida, principalmente no segundo tempo, quando sofreu o gol. Continua após a publicidade Perdendo por 1 a 0 e já nos acréscimos, lá foi o zagueiro-artilheiro Gustavo Henrique fazer o papel de centroavante para tentar se impor nas jogadas aéreas. Matheuzinho acertou um ótimo cruzamento e Gustavo subiu com muita imposição e cabeceou no ângulo, empatando o jogo em 1 a 1. A sequência de bons jogos, a liderança que está demonstrando e os gols decisivos que vem fazendo colocam Gustavo como um dos principais e mais confiáveis jogadores do Corinthians no momento. Não é um Gamarra, longe disso, mas dentro de suas limitações está conseguindo tomar conta da posição. Ganhou o respeito e a confiança tanto da torcida como do grupo de jogadores, mas principalmente do treinador Fernando Diniz, que tem nele alguém em quem pode se apoiar. O Corinthians não fez um bom jogo e só melhorou ofensivamente quando entrou o garoto Dieguinho, que não vejo motivos para ficar no banco de Lingard. Dieguinho é criativo e tem coragem de chutar de fora da área, como já mostrou várias vezes, inclusive neste jogo, sabendo que bate bem na bola. Continua após a publicidade O Corinthians está garantido nas oitavas da Libertadores e, com uma vitória contra o Platense em casa, garante o primeiro lugar do grupo. Mas no domingo tem Brasileiro, o time está na zona de rebaixamento e tem pela frente o Majestoso. O Corinthians recebe o São Paulo e precisa desesperadamente de uma vitória para tentar iniciar uma reação. Será péssimo se chegar à parada para a Copa do Mundo e o time ainda estiver no Z4. Opinião Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. ** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL. Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash Receba novos posts de Casagrande por email Informe seu email Quero receber As mais lidas agora Corinthians arranca empate no fim e fica perto de vaga na Libertadores Tenente da PM morre após fritar peixe em casa no Tocantins Câmara aprova aumento de penas para estupro e exploração sexual infantil Botafogo vence o Racing em noite de gol contra e frango na Sul-Americana Corinthians está quase nas oitavas graças a Gustavo Henrique e Hugo Souza