🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Irã

Principal

Motivo: A matéria relata o boicote do Irã ao sorteio da Copa, apresentando a decisão como uma resposta a uma ação política dos EUA, sem emitir juízo de valor sobre a seleção ou seus dirigentes.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Motivo: A matéria relata a recusa de vistos pelos EUA como o motivo para o boicote iraniano, descrevendo a ação de forma factual e sem carga emocional negativa ou positiva.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Palavras-Chave

Entidades Principais

Fifa Estados Unidos México Gianni Infantino Canadá Irã Copa do Mundo de Futebol de 2026 Mehdi Taj Amir Ghalenoei

Conteúdo Original

Esporte Irã boicota sorteio da Copa após EUA não conceder vistos a dirigentes 28/11/2025 09h18 Deixe seu comentário Gianni Infantino, presidente de Fifa, e Donald Trump, presidente dos EUA Imagem: Anna Moneymaker/Getty Images O Irã decidiu não participar da cerimônia do sorteio da Copa do Mundo de Futebol de 2026, no dia 5 de dezembro em Washington, depois que os Estados Unidos se recusarem a conceder vistos a vários membros de sua delegação, anunciou a federação iraniana. Estados Unidos, que não mantêm relações diplomáticas com o Irã há mais de quatro décadas, Canadá e México são as sedes da Copa do Mundo de 2026 . A maioria das partidas, incluindo a final, será disputada em território americano. O Irã se classificou em março para a Copa do Mundo de 2026 e está no pote 2 do sorteio, conforme estabelecido pela Fifa. O site esportivo iraniano Varzesh 3 informou na terça-feira que os Estados Unidos não concederam vistos a alguns membros da delegação iraniana, incluindo Mehdi Taj, presidente da federação de futebol do país. Alexandre Borges Sem Bolsonaro, Tarcísio terá 4 caminhos em 2026 José Paulo Kupfer Mercado de trabalho se mantém aquecido A Hora Centrão tenta contornar Bolsonaro preso por 2026 Daniela Lima Vaidade atrapalha punição a devedores contumazes Informamos à Fifa que as decisões tomadas não têm relação com o esporte e que os membros da delegação iraniana não participarão do sorteio da Copa do Mundo. Declaramos ao presidente da Fifa, o Sr. (Gianni) Infantino, que se trata de uma posição puramente política e pedimos que ele interrompa esse comportamento. Porta-voz da federação de futebol iraniana na televisão estatal Segundo o Varzesh 3, quatro membros da delegação, incluindo o técnico da seleção nacional, Amir Ghalenoei, receberam vistos para viajar aos Estados Unidos. Na quinta-feira, o presidente da federação denunciou uma decisão "política" dos Estados Unidos, informou a agência Mehr. Irã e Estados Unidos, inimigos há mais de quatro décadas, haviam iniciado em abril negociações sob a mediação do sultanato de Omã sobre o controverso programa nuclear do Irã. Mas as conversas estão paralisadas desde o ataque surpresa de Israel contra o Irã em 13 de junho , que desencadeou um conflito de 12 dias entre os dois países, durante o qual os Estados Unidos atacaram três importantes instalações nucleares iranianas. Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash As mais lidas agora Virada na Paulista vai custar mais de R$ 5,8 milhões em cachê; veja valores 17 estados têm isenções para elétricos ou híbridos no IPVA 2026; veja quais Sem Bolsonaro, Tarcísio terá que escolher entre quatro caminhos para 2026 Moraes vota para condenar 5 réus da ex-cúpula da PMDF pelo 8 de Janeiro PGR defende que Heleno fique preso em casa, mas ele cumpre os requisitos?