O zagueiro Fabian Balbuena se apresentou à seleção paraguaia para a Copa do Mundo, enquanto o volante Villasanti segue treinando com o Grêmio. A convocação de Villasanti para o Paraguai ainda não é oficial, mas é considerada provável por fontes da imprensa paraguaia, apesar de sua recente recuperação de grave lesão.
O Grêmio inicia uma série decisiva de quatro jogos em casa antes da pausa para a Copa do Mundo. A equipe busca alcançar metas estabelecidas pelo técnico Luís Castro, como sair da zona de rebaixamento no Brasileirão e avançar na Copa Sul-Americana. O retrospecto recente na Arena é positivo, com apenas duas derrotas em 15 jogos na temporada.
O zagueiro Walter Kannemann retornou aos treinos do Grêmio após se recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda. Sua participação em futuras partidas ainda será avaliada pela equipe médica e de fisioterapia. Outros jogadores, como Braithwaite e Villasanti, continuam em recuperação de lesões mais graves.