🔎 ou veja todas as análises já realizadas

Análise dos Times

Motivo: O Palmeiras é mencionado como exemplo em um caso específico, mas a análise de viés não é focada no time.

Viés da Menção (Score: 0.0)

Palavras-Chave

Entidades Principais

Walter Casagrande Palmeiras Paulinho Julio Gomes UOL News Esporte

Conteúdo Original

Futebol 'Clubes precisam educar jogadores; punição é consequência', diz Casagrande Do UOL, em São Paulo 04/06/2026 13h06 Deixe seu comentário 0:00 / 0:00 Siga o UOL Esporte no Resumo O debate sobre a suspensão de Paulinho, do Palmeiras , deveria sair do 'tamanho do gancho' e ir para a origem do problema: o comportamento dos atletas, avaliou Walter Casagrande no UOL News Esporte , do Canal UOL. O programa discutiu a falta de padrão nas punições por gestos considerados obscenos e as comparações feitas entre casos recentes. Para Casagrande, a discussão perde o rumo quando os clubes só reclamam do tribunal. Primeira coisa, eu acho que os clubes deveriam começar a educar melhor os jogadores, mostrar para eles que eles estão sendo expulsos por falta de educação, do que ficar reclamando da punição. Se o jogador não faz o gesto obsceno, não tem expulsão, não tem punição. Eu acho que o maior problema não está sendo o julgamento nem a punição. Está sendo o comportamento do jogador. Casagrande Julián Fuks O sonho da literatura, no tempo do desencanto Josias de Souza Flávio Bolsonaro perde de goleada em casa Luiz Henrique Matos Desertos de notícias são uma ameaça à democracia PVC Seleção brasileira recupera harmonia perdida Na leitura do comentarista, a sequência é simples: o gesto vira expulsão, a expulsão vira julgamento, e a suspensão chega como consequência. O que muda de caso para caso, disse, é o número de jogos aplicado. Está tendo uma inversão de valores na análise. Uma grande inversão de valores. Os jogadores estão sendo julgados porque eles estão sendo mal educados. Gestos obscenos, falta de educação. Aí vai para julgamento, aí um pega um jogo, outro pega dois jogos, outro pega três, outro pega seis. Isso aí é consequência da falta de educação. Casagrande Para Casagrande, a saída passa por atitude interna dos clubes, com orientação direta e cobrança de postura para reduzir reincidências. Ele sugeriu reuniões e um recado objetivo para o elenco. Que tal os clubes fecharem os jogadores, fazerem reuniões e falar assim, gente, vamos ser mais educados, vamos parar de fazer gestos obscenos? Vocês não estão vendo que vocês estão sendo expulsos? E julgados e condenados. Então para de fazer isso. Casagrande Julio Gomes também apontou falta de coerência nas decisões e disse que a variação de penas alimenta a sensação de desordem no futebol brasileiro: "Eles são muito incoerentes. Eu acho que isso espalha pra todo lado", comentou. O comentarista ainda criticou o foco exclusivo em contestar o tribunal e sustentou que, sem mudança de postura, a tendência é o problema se repetir: "A educação é que resolve, não é cobrar a punição", concluiu. Comunicar erro Deixe seu comentário Veja também Deixe seu comentário O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL. UOL Flash Acesse o UOL Flash As mais lidas agora Casemiro dá entrada forte em Endrick: 'Tem que chegar junto', diz Casão Trio avança, e finais de Roland Garros Junior terão ao menos um brasileiro Esposa e filha de MC Guimê sofrem acidente de trânsito após gravação Juíza determina expedição de alvará de soltura de Monique Medeiros Flávio perde de goleada em casa